sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

SOLUÇÃO PARA ROCHA ESTRANHA EM MARTE


  

Os cientistas da NASA tentaram resolver o enigma do misterioso objeto de aparência metálica que foi fotografado sobressaindo de uma rocha na superfície de Marte há duas semanas.  O jipe-sonda Curiosity da NASA detectou o objeto de 0,5cm na cratera Gale, onde ele estava perfurando o solo para gerar amostras para análise.
O objeto, que parece como um minúsculo dedo robótico, causou uma onda de especulações quanto à sua origem.
Guy Webster, do Jet Propulsion Laboratory da NASA disse: “Em Marte, como  na Terra, algumas coisas podem tomar uma aparência anormal“.



article-0-178C9485000005DC-775_634x583
Foto de rocha encontrada na Terra com erosão, publicada pela NASA para explicar que processos similares ocorrem em nosso planeta.

Para Ronald Sletten, da Universidade de Washington em Seattle, que também é colaborador da equipe de ciência do Curiosity, “o objeto é um interessante estudo de como o vento e os elementos naturais causam a erosão e outros efeitos em várias rochas“.
A rocha no topo da projeção provavelmente é mais resistente à erosão do vento e protege a rocha base de ser corroída“, explicou Sletten.  “A superfície brilhante [do objeto] sugere que esta rocha tenha uma granulação fina e seja relativamente dura.  Rochas duras com granulação fina podem ser polidas pelo vento para formar superfícies muito lisas.”

0 comentários:

Postar um comentário