quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

NOVO AUTO-RETRATO DO ROBÔ CURIOSITY


Um autorretrato do robô Curiosity, que está em Marte, divulgado na sexta-feira (22) oferece uma visão panorâmica da localização do jipe no mês de fevereiro, na região da Baía de Yellowknife, na cratera Gale.
Autorretrato do robô Curiosity divulgado no dia 22 (Foto: Nasa/Divulgação)Autorretrato do robô Curiosity divulgado no dia 22 (Foto: Nasa/Divulgação)
A imagem foi feita para mostrar o local onde, pela primeira vez, um robô escavou rochas marcianas. A amostra de rocha foi pulverizada pelo Curiosity em Marte e o pó será analisado. Uma broca presente no equipamento foi utilizada para perfurar pedras do planeta vermelho no início deste mês.
Na foto divulgada pela agência espacial americana Nasa, é possível observar o buraco de 1,6 centímetros de diâmetro que foi feito para a coleta de amostras.
Detalhe da imagem onde aparece um buraco feito pelo robô (Foto: Nasa/Divulgação)Detalhe da imagem onde aparece um buraco feito pelo robô.
O braço mecânico do robô, onde se localiza o dispositivo fotográfico, não é visto porque a imagem panorâmica é uma combinação de 66 fotos. Elas foram feitas quando essa parte do equipamento estava posicionada fora do raio de captura.

0 comentários:

Postar um comentário